Grutas da Moeda
A zona que podemos visitar atualmente nas Grutas da Moeda, foi descoberta em 1971 por dois caçadores que perseguiam uma raposa. É um percurso de 350 metros a uma profundidade de 45 metros, com uma temperatura constante durante todo o ano que ronda os 18ºC. Começaram por descobrir uma sala (a chamada e intitulada hoje a “Sala do Pastor”), mas depressa se revelaram muitas outras salas, galerias e passagens, que hoje têm nomes curiosos como a Sala do Presépio, a da Cúpula Vermelha, a da Capela Imperfeita ou ainda a da Abóbada Vermelha. Todas elas são marcadas pela mistura de calcite com materiais argilosos, o que lhes confere uma cor avermelhada.
Porém, as zonas mais bonitas das Grutas da Moeda serão as que estão banhadas pelas águas subterrâneas límpidas e cristalinas, nomeadamente o Lago da Felicidade, o Algar d’Água, a Cascata, a Marítima e a Fonte das Lágrimas.
Se está mesmo curioso em Descobrir esta maravilha da natureza, ficam aqui algumas recomendações para a visitar e guardar memórias “profundas” da sua estadia!