Fátima

3 Jul

Fátima

O local onde está o Santuário de Fátima, a Cova da Iria, era até 1917 um lugar desconhecido do concelho de Ourém, na freguesia de Fátima. Nesse ano, um acontecimento religioso veio mudar para sempre a sua história e importância, quando três crianças pastoras, Jacinta, o seu irmão Francisco e a sua prima Lúcia, testemunharam sucessivas aparições de Nossa Senhora do Rosário.

A fama mundial do Santuário acentuou-se durante o papado de João Paulo II, assumido devoto de Nossa Senhora de Fátima que em 1982 aí se deslocou em agradecimento por ter sobrevivido a um atentado um ano antes. Em 2000, na sua terceira visita ao local, anunciou a beatificação de Jacinta e Francisco, a quem o Vaticano atribuiu o milagre de uma cura.

13 de maio foi a data da primeira aparição, seguida de outras no mesmo dia dos meses seguintes até outubro, e marca também as principais celebrações de Fátima. Um dos momentos mais importantes é a Procissão das Velas, na noite de 12 de maio. Tão impressionante quanto a Procissão do Adeus no dia 13.

Mas todos os meses, especialmente nos dias 12 e 13, milhares de peregrinos acorrem a Fátima guiados pela sua fé. Partindo de diversos pontos do país, muitos deles fazem esse percurso a pé, seguindo por estradas e caminhos rurais. Para facilitar as deslocações foi identificado um conjunto de quatro Caminhos de Fátima que foram sinalizados no terreno – Caminho do Tejo, Caminho do Norte, Caminho da Nazaré e Caminho do Mar – e podem facilmente ser seguidos, mesmo por quem conhece mal a região.

Ao entrar no Recinto das Orações, vê-se num dos extremos a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima com a sua alta torre de 65 metros. Ao centro, o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus e, num dos lados, fica a Capela das Aparições, precisamente onde Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que construíssem uma capela.

No extremo oposto, foi inaugurada em 2007 a Igreja da Santíssima Trindade – Basílica Menor, uma moderna obra de arquitetura com capacidade para receber cerca de 8700 pessoas.

Em 2017, comemorou-se o centenário das aparições. Nos dias 12 e 13 de Maio, as habituais celebrações religiosas contaram com a presença de Sua Santidade o Papa Francisco.

Na localidade, para além do Santuário, pode ainda visitar-se o Museu de Arte Sacra e Etnologia e o Museu de Cera.

A cerca de 2 km, fica Aljustrel, onde os pastorinhos viveram.